Pular para o conteúdo principal

O SEXO E O CRISTÃO

O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. 1 Corintios 7:3-5



Recentemente li com bom humor uma matéria publicada por um veículo de comunicação de massa que falava sobre o comportamento sexual dos cristãos. Nas redes sociais o frenesi foi como de costume, previsível. O que me causou surpresa foram certas pessoas, que julguei maduras, comportarem-se como verdadeiras crianças de oito ou nove anos de idade. 
Adultos casados não devem fazer sexo? Ou melhor, reformulando a pergunta; Um casal cristão não pode fazer sexo por prazer? Antes que você prossiga com a leitura, peço que não se assuste com alguns dos meus argumentos.
Há algum tempo trabalhando com casais cristãos, volta e meia esclareço dúvidas a respeito da sexualidade conjugal segundo as Escrituras. É normal e saudável que o cristão busque conhecimento a cerca daquilo que baliza sua fé, e assim não incorra em erros condenáveis. 
Meditei em alguns textos antes de escolher este que irei falar a respeito, e, também farei uso de alguns outros para melhor compreensão sobre o assunto SEXO.
Sejam férteis e multipliquem-se foi o que disse Deus ao homem e a mulher em Gen. 1:28. Não precisa ser muito inteligente pra saber que isso foi feito com muito prazer. Sabemos, por experiência, que o tempo da gestação humana é maior que o tempo de satisfação do sexo, ou seja; faz-se mais sexo do que se tem filhos. Ao menos deveria ser assim. A recomendação foi para que fossem férteis e multiplicassem. Em nenhum momento lhes foi dito para que eles não sentissem prazer no ato necessário para a multiplicação. Aliás, há quem diga que Adão deixou muitos animais sem nome porque ficou muito ocupado depois que Eva entrou na sua vida.
Quando olhamos para o trecho de 1 Cor. que diz; "O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido”, entendemos que o sexo é parte fundamental no relacionamento conjugal. Às vezes ouço, que; ele não tem tanto interesse em mim, ou, ela sempre reclama que está com dor de cabeça, ou também; ele sempre diz que teve uma semana difícil, ou ainda; ela diz que as crianças ainda estão acordadas. Deixa eu lhe dizer uma coisa, cumprir com os deveres conjugais pode ser entendido nesse contexto como; NÃO NEGUE FOGO. Sabemos que o cotidiano da vida adulta, principalmente na vida a dois, não é fácil. Porém, isso não deve ser a justificativa para ausência de algo tão bom para o casal. 
É cientificamente provado que o sexo faz bem, melhora a pele, o humor, o raciocínio, e ainda havendo uma recomendação bíblica, não entendo porque marido e mulher não devem transar por prazer. Agora vejamos o seguinte; ás vezes, as demandas profissionais são muitas, os horários de fato são incompatíveis, os filhos atrapalham o meio de campo, então; casais façam um favor a vocês mesmos, criem oportunidades. Certa vez alguém me perguntou; pastor, posso ir ao motel com a minha esposa?. Respondi; é claro meu filho, vá e a possua sem moderação. Você está indo com a sua esposa e desde que permaneçam apenas vocês dois durante toda a relação, e que tudo o que desejem realizar seja de mutuo consentimento, não somente num motel mas na vida a dois, não há pecado”.
O casamento estabelece os limites do universo particular dos indivíduos. Entenda; “A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher”. É comum pessoas despreparadas ou mal intencionadas isolarem o texto do contexto isso vira pretexto para sandices em nome de Deus. O que este texto diz é que o corpo de seu cônjuge lhe pertence e o seu não é mais propriedade sua, mas do outro. Vocês se pertencem, havendo comum acordo, divirtam-se, brinquem. 
Acertadamente o poeta Vinícius de Moraes afirmou que o sexo começa no café da manhã. Ninguém que começa o dia discutindo, passa o dia inteiro sem dar o ar da graça, uma só palavra que seja, pode esperar que no final do dia haja festa e alegria na intimidade do seu quarto. Definitivamente não vai rolar. Hoje há muitos meios de mandar um “oi”, um WhatsApp, um Direct, o que quer que seja dizendo; “hoje passei o dia imaginando você naquela lingerie”, ou então, ela dizendo; “sabia que adoro quando você ...?” e por ai vai. 
Na boa, vai preparando o meio de campo já durante o dia. Quanto tempo faz que você não dá aquele beijo ardente, puxando os lábios enquanto pressiona levemente a nuca dela, embrenhando seus dedos nos cabelos dela? Ou então, ha quanto tempo, enquanto ela cozinha, você não da um cheiro no pescoço dela lhe dizendo ao ouvido segredos que só cabem a vocês dois? É isso que também faz valer a relação. Vocês casados não precisam da permissão um do outro pra isso, acredite, é uma garantia bíblica; essa sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gen. 2:23-24” lembra?
Agora, como o texto deixa claro, numa relação conjugal, um é propriedade do outro, um é o universo particular do outro e não cabe a invasão de terceiros, nem mesmo nas supostas fantasias. Recentemente outro casal me perguntou; “pastor, é pecado minha esposa ir a um sexshop comprar incrementos para nós dois?”. Respondi o seguinte; “não é pecado ir, mas lembre-se que há uma distinção entre sexo e pornografia. Isso precisa ficar tão claro em suas mentes quanto a afirmação de que todas as coisas nos são lícitas mas nem tudo nos convém. É preciso lembrar inclusive que há partes no seu corpo que são invioláveis. No mais, é certo vocês não acharão uma lingerie ousada, um óleo aromatizante, dentre outras coisas, numa farmácia.”.
O único período onde marido e mulher não devem transar é no período em que de comum acordo, um ou outro, ou ambos, estiverem dedicados a oração. No mais, façam amor, afinal é saudável e também uma recomendação bíblica, “Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração”
Há momentos em que de fato devemos nos dedicar mais às orações,. Períodos de consagração para realizações de atividades que demandem maior preparo espiritual. Períodos em que buscamos uma resposta, ou principalmente, agradecemos por bênçãos alcançadas. É recomendável que durante esse tempo, não por uma questão de impureza do ato sexual, mas, apenas, para uma dedicação e concentração maior as coisas celestiais que se abstenham. Lembrando que esse período deve ter data para começar e terminar, está claro? Deve também haver mútuo consentimento, e isso, é claro, deve ser estabelecido por meio de um diálogo claro, aberto, direto. Converse com seu cônjuge, explique suas razões, e que se possível também haja a participação dele(a) nesse período. 
Agora, ao final de um período dedicados as coisas espirituais, voltem ao ritmo da vida conjugal natural, afinal, ambos tem essa necessidade e a mesma deve ser prazerosamente satisfeita. A ausência de sexo pode levar um ou outro, ou ambos, a serem tentados e até mesmo caírem nas investidas malignas contra a carne.
Acredito que me fiz entender a cerca deste assunto que infelizmente é pouco tratado na igreja. Acredito que ausência de uma abordagem consistente a respeito disso,  também tem levado casais ao adultério, e consequentemente, a muitos divórcios no meio cristão. É preciso quebrar o tabu a cerca de um assunto tão relevante como esse. É preciso deixar claro o que é, e o que não é pecado no relacionamento conjugal natural. 
Salomão, sim, soube descrever bem os prazeres do ato sexual quando disse; “Os contornos de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista. O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios. Os teus dois seios como dois filhos gêmeos de gazela. O teu pescoço como a torre de marfim; os teus olhos como as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz como torre do Líbano, que olha para Damasco. A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo, e os cabelos da tua cabeça como a púrpura; o rei está preso nas galerias. Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias! A tua estatura é semelhante à palmeira; e os teus seios são semelhantes aos cachos de uvas. Dizia eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; e então os teus seios serão como os cachos na vide, e o cheiro da tua respiração como o das maçãs” Cânticos (ou Cantares) 7:1-8. Responda pra você mesmo, com toda franqueza, você acha que Salomão ficou beijando dos seios ao umbigo e do umbigo até o ventre sem ir mais adiante (abaixo do ventre)
Já ouvi bobagens de que sexo oral é pecaminoso porque nossos lábios e boca foram feitos para glorificar o Senhor. De fato foram. E também assim foi feito todo o restante do corpo para o mesmo propósito. Acontece que alguns desejam ser mais santos do que Deus, que criou o homem, a mulher, o sexo, e ainda registrou nas Escrituras as orientações de como devemos desfrutar dessa bênção. 
Espero que você tenha gostado do conteúdo que lhe ofereci e que compartilhe para orientação de muitos outros. Ou que ao menos seja maduro o suficiente para pesquisar mais a cerca do assunto na bíblia, antes de tecer toscos comentários sobre o assunto. Deus te abençoe e te recompense também quanto a felicidade no ato conjugal.



Leonardo Martires

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog